Coronavírus é uma família viral que causa doenças em animais e humanos.
Em pessoas, resulta em infecções respiratórias que variam de um resfriado comum a problemas mais graves.
Um novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, sendo os primeiros casos registrados na China, causador da doença chamada COVID-19.
A transmissão acontece por contato com secreções contaminadas. Veja alguns exemplos:
Os sinais da doença podem parecer com os de uma gripe comum, com coriza, mal-estar, dor de garganta e dor de cabeça, ou apresentar quadros mais significativos, com febre e falta de ar. A perda de olfato e paladar na COVID-19 também é um sintoma bem marcante e frequente.
A persistência da temperatura mais alta do que 37,8ºC por dois dias e/ou presença de desconforto para respirar, fadiga intensa gerando dificuldade de andar, confusão mental, queda da pressão, extremidades arroxeadas, pressão no peito,cansaço em pequenos e médios esforços são sinais de alerta para procurar atendimento médico.
O diagnóstico é basicamente clínico, com avaliação do profissional de saúde e análise de sintomas. Para confirmar a presença do novo coronavírus, existem diversos tipos de exames laboratoriais. O RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), tem sido o mais indicado para o diagnóstico da COVID-19 e deve ser realizado com prescrição médica.
A indicação atual é de que pessoas com sintomas leves permaneçam em isolamento domiciliar por 14 dias, porém devem estar atentas aos sinais de alerta que podem ocorrer entre o quinto e décimo dia de sintomas (febre persistente, falta de ar, dificuldade de falar ou andar, confusão mental), devendo, neste caso, procurar serviço médico para avaliação.
Para mais informações sobre diagnóstico, exames e cobertura acesse nossa FAQ
Não existe um tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. O mais indicado para a COVID-19 é:
Alho, vitamina D em altas doses, vitamina C e chás não apresentam nenhuma evidência científica de eficácia para o tratamento de COVID-19.
As orientações são cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair e transmitir doenças e infecções respiratórias agudas, entre elas, a COVID-19.